Gestão

WORKSHOP BANNER 2025 2

Maio Amarelo na Ypê: formato inovador e altamente colaborativo

Renan Eduardo Faustino, gerente executivo de Compras da Ypê, revela que a campanha na empresa promove ações práticas e educativas.

No Dia da Frota 2025, Daniela Barbosa, gestora de frota da Ypê, fez uma apresentação das ações da campanha do ano passado (Foto: Lienio Medeiros)

Nesta campanha nacional de segurança viária, a AIAFA News Digital quis saber como algumas empresas estão se engajando no movimento. Uma das companhias que têm se destacado no Maio Amarelo é a Ypê.

Em 2024, a empresa recebeu um prêmio do ObservatórioNacional de Segurança Viária (ONSV), na categoria Iniciativa Privada. E no fim do ano, a Ypê também ganhou o reconhecimento da AIAFA Brasil nos Prêmios Frotas 2024,na categoria Segurança e Treinamento.

Para 2025, a expectativa da Ypê é consolidar o Maio Amarelo como um movimento institucional da marca.

Renan Eduardo Faustino, gerente executivo de Compras da Ypê,conta nesta entrevista como foram asações que envolveram mais de 7.000 colaboradores e como o Maio Amarelo se alinha com os pilares institucionais da empresa.

Maio Amarelo na Ypê formato inovador e altamente colaborativo 2Renan Faustino, da Ypê: "O engajamento foi amplo e genuíno"

No ano passado, a Ypê ganhou um prêmio pela participação na campanha do Amarelo. A que se deve esse reconhecimento?

Renan Eduardo Faustino - Em 2024, a Ypê foi reconhecida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e pela AIAFA Brasil pelas ações promovidas durante o Maio Amarelo, com foco na preservação da vida e na conscientização sobre segurança no trânsito. Esse reconhecimento se deve ao formato inovador e altamente colaborativo das nossas iniciativas internas. As ações envolveram mais de 7.000 colaboradores em diferentes unidades fabris e modais – incluindo motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas – promovendo conscientização e comportamento seguro no trânsito.

Acreditamos que segurança no trânsito é um tema essencialmente humano. Por isso, criamos uma grande feira interativa, reunindo nossos principais parceiros para atuar de forma prática e educativa. Cada parceiro contribuiu com experiências que dialogam diretamente com o dia a dia das pessoas, reforçando nossa cultura de cuidado e nosso compromisso com a valorização da vida.

Pode dar exemplos de ações realizadas? Como e onde foram realizadas essas ações?

Faustino - As ações foram realizadas dentro dos nossos complexos fabris, áreas administrativas e até mesmo em ambientes externos do negócio (fazendas do grupo), com foco em gerar vivência prática e transformação de comportamento. Promovemos palestras, treinamentos práticos de pilotagem de motos, blitz da Polícia Rodoviária, testes de bafômetro, robôs autônomos com mensagens educativas, simuladores de direção e capotamento, vídeo imersivo 360°, consulta de CNH, apresentação de inovações do setor automobilístico, além de dicas de manutenção preventiva e cuidados com o veículo.

As ações foram pensadas para serem educativas, acessíveis e impactantes, promovendo experiências que conectassem informação com emoção, um diferencial que gerou alto engajamento e contribuiu para o reconhecimento que recebemos.


"Nosso compromisso é tratar um tema sério de forma acolhedora e mobilizadora, como parte da nossa jornada de ser uma empresa que cuida de pessoas e inspira mudanças positivas na sociedade"


Como foi o engajamento das áreas da Ypê?

Faustino - O engajamento foi amplo e genuíno. Todos os setores – operacionais, administrativos, logística, manutenção e campo – participaram ativamente de todas as iniciativas, demonstrando alinhamento com nossos pilares institucionais de segurança, saúde e bem-estar. A comunicação interna teve papel fundamental na mobilização dos colaboradores, com uma estratégia robusta e integrada que reforçou o protagonismo de cada área nesse movimento.

Em 2024, a equipe da Ypê recebeu prêmio do ONSV como destaque na categoria Iniciativa Privada

Mais do que números de participação, o que se destacou foi a qualidade do envolvimento: pessoas se voluntariaram, sugeriram melhorias e ajudaram a transformar o Maio Amarelo em um movimento contínuo dentro da empresa. Hoje, ele já é reconhecido internamente como parte da cultura da Ypê.

E para o Maio Amarelo 2025, o que esperar do engajamento da Ypê?

Faustino - Para este ano 2025, em que celebramos os 75 anos da Ypê, nossa expectativa é ampliar ainda mais o engajamento e consolidar o Maio Amarelo como um movimento institucional da marca. Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, estamos fortalecendo a cultura do cuidado, com foco no bem-estar, no respeito aos limites e na valorização da vida dentro e fora da empresa.

Estamos implementando ações em todas as unidades da Ypê, com o envolvimento de 19 parceiros estratégicos, que trazem soluções, experiências e práticas inspiradoras. Resgatamos as ações de maior impacto de 2024, mas também inovamos com outras dinâmicas, mantendo o tom leve, educativo e transformador que tem sido a marca dessa iniciativa. Nosso compromisso é tratar um tema sério de forma acolhedora e mobilizadora, como parte da nossa jornada de ser uma empresa que cuida de pessoas e inspira mudanças positivas na sociedade.

Artigos relacionados

selo frota sustentavel