Luana Saraiva, analista de Marketing da Consigaz, explica que a empresa conseguiu engajar o público interno com uma campanha original e criativa.
Luana Saraiva, analista de Marketing da Consigaz, apresentou no Dia da Frota 2025 as ações e estratégias da campanha do Maio Amarelo na empresa (Foto: Lienio Medeiros)
Nesta campanha nacional de segurança viária, a AIAFA News Digital quis saber como algumas empresas estão se engajando no movimento. Uma das companhias que têm se destacado no Maio Amarelo é a Consigaz.
No ano passado, a campanha interna foi inspirada no universo dos jogos e, neste ano, em um meme. “A ideia era engajar sob outra perspectiva, sem perder a seriedade do assunto”, explica Luana Saraiva, analista de Marketing da Consigaz. A estratégia tem dado certo, e a participação dos colaboradores tem sido muito positiva.
No último Dia da Frota, Saraiva apresentou ao público as ações e estratégias da Consigaz para promover a conscientização interna para um trânsito mais seguro. E nesta entrevista, a analista de Marketing aponta que o objetivo da campanha é repetir o nível de engajamento e criatividade.
Como avalia o engajamento das diferentes áreas da Consigaz na campanha do Maio Amarelo?
Luana Saraiva - Termos um engajamento interno é muito positivo. Nosso público é bastante participativo em todas as nossas ações, especialmente nas que valorizam e envolvem os próprios colaboradores. Ainda assim, aproximar áreas operacionais é sempre um desafio em todas as empresas, por isso, estamos desenvolvendo novas estratégias presenciais, reforçamos nosso Diálogo Semanal de Segurança (DSS) e estamos avaliando novos canais de comunicação.
No Maio Amarelo, a Consigaz realiza treinamentos e ações como premiações entre motoristas
Pode dar exemplos de ações realizadas? Como e onde foram realizadas essas ações?
Saraiva – Para a área de frotas, realizamos ações voltadas para as datas comemorativas como o Dia do Motorista, Maio Amarelo e Dia do Trânsito. As ações são multicanais: acontecem nos caminhões, nas bases, nos murais físicos e também nos canais digitais da empresa. Também trabalhamos em parceria com a Segurança do Trabalho, apoiando com DDS, comunicados de segurança, além de ações como premiações entre motoristas e treinamentos pela nossa plataforma interna.
"Decidimos trazer uma abordagem mais leve e lúdica. A ideia era engajar sob outra perspectiva, sem perder a seriedade do assunto"
Como foi a divulgação da campanha 2024? Que tipo de materiais usaram?
Saraiva – Em 2024, decidimos trazer uma abordagem mais leve e lúdica, com o tema “Super Maio Amarelo”, inspirado no universo dos jogos. A ideia era engajar sob outra perspectiva, sem perder a seriedade do assunto.
Produzimos um baralho exclusivo para os motoristas, com frases de relacionadas à segurança no trânsito – dessa forma, a campanha esteve presente nos momentos de lazer também. Além disso, reforçamos o tema com comunicados nas redes internas, materiais nos murais, faixas nas bases e pautas nos DSS, sempre destacando as principais causas de acidentes nas estradas.
Inspirado no universo dos jogos, o tema “Super Maio Amarelo” foi trabalhado nos espaços físicos e nos canais digitais da empresa
E para o Maio Amarelo 2025, o que esperar do engajamento da Consigaz?
Saraiva – Para 2025, queremos manter o nível de engajamento e criatividade que conquistamos em 2024. Nesta nova campanha, aproveitamos a linguagem dos memes. Trabalhamos com o tema “É uma cilada, Nino!” (em alusão a um bordão da série Carga Pesada, da TV Globo), usando esse gancho para destacar as “ciladas” mais comuns no trânsito, de forma leve, mas impactante. A expectativa é gerar identificação, atenção e, claro, promover a reflexão entre os motoristas.